Nos próximos dias 1 e 2 de setembro, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador será realizada a 13ª Convenção Brasileira de Hospitais (13ª CBH).
Profissionais da Sesab vão apresentar o Programa Desospitaliza, criado em 2018, com o objetivo de aumentar o giro de leito de pacientes internados somente na rede estadual. Inicialmente o programa fazia apenas atendimentos domiciliais de médicos, fisioterapia e enfermagem. Atualmente garante a assistência integral 24h por dia em casa, inclusive com oxigenoterapia domiciliar, para pacientes cronicamente dependentes de oxigênio ou de ventilação mecânica.
Durante o evento, será instalada uma sala exclusiva para discutir sobre o tema da Atenção Domiciliar. Ao todo serão
ofertadas três mesas de debates, com oito palestrantes, que abordarão desde os princípios, práticas e perspectivas da atenção domiciliar, passando por uma avaliação das ofertas do serviço nas redes pública e privada, e a importância do processo de desospitalização para sustentabilidade do setor. As palestras da Sala “Atenção Domiciliar” acontecem no dia 1, das 14 às 18 horas.
Entre os anos de 2018 e 2019, o programa da Sesab obteve os seguintes resultados: Serviço de Atenção Domiciliar 1.468 pacientes atendidos; Mutirão de Desospitalização, 1.601 pacientes desospitalizados, e 1.850 pacientes em Oxigenoterapia Domiciliar Prologada (ODP).
Fonte: Sesab