Categories: Eu Faço Saúde

Programa Criança Feliz começa visitas domicialires em abril

As visitas domiciliares do Programa Criança Feliz devem começar até o final de abril. A informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, nesta segunda-feira (13) durante o lançamento do programa no Rio de Janeiro, em cerimônia no Palácio Guanabara, sede do governo estadual.

De acordo com o ministro, 2.690 municípios e praticamente todos os estados já aderiram ao programa. “Vamos começar já muito além do esperado”, disse Terra, ao lembrar que houve capacitação de  multiplicadores e que agora serão capacitados os visitadores municipais.

Segundo Terra, o objetivo é chegar a 4 milhões de crianças atendidas ao final de 2018, com cada visitador responsável por 30 famílias. O trabalho terá acompanhamento semanal de grávidas e crianças até 3 anos de idade que recebem o Bolsa Família. Nos casos de crianças com deficiência e dos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o acompanhamento se estenderá até os 6 anos.

Terra, que é médico, fez uma longa exposição sobre a importância dos estímulos e cuidados, desde o útero até os 3 anos, para o desenvolvimento neurológico e social da criança por toda a vida. “A formação inicial define tudo. Definimos tudo que a criança vai ser, as competências, a inteligência dela, nos primeiros dois anos de vida, não é depois”, disse ele, falando sobre conexões neurais e formação do cérebro.

“É um programa que se baseia nos últimos conhecimentos científicos na área da primeira infância. Muita gente acha que primeira infância é só trocar fralda, dar comida, amamentar, colocar na escolinha, que o papel da família é só esse e que a criança tem condições de se desenvolver sozinha. A primeira infância é muito mais do que isso, o impacto que ela tem na vida daquela criança e no futuro daquela família e de toda a sociedade é imensurável.”

Sobre o projeto de recuperação fiscal do estado, em análise na Câmara dos Deputados, o governador disse que o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comprometeu-se a acelerar o processo, com uma previsão de duas semanas para tramitar. “É um tempo muito rápido até para se votar na Câmara Federal. O presidente Rodrigo Maia não vai passar nem pelas comissões, vai direto para o plenário, para fazer as emendas direto no plenário, ele assumiu esse compromisso. Quem já aguentou até agora, aguenta mais alguns meses esperar essa tramitação.”

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Linda Gomes

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

1 hora ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

10 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago