Categories: Notícias

Profissionais da Saúde e da Educação participam de curso sobre primeira infância antirracista

Profissionais das áreas da Saúde e da Educação de Salvador participam, até esta quarta-feira (12), do curso Primeira Infância Antirracista, na sede da Organização do Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade. A atividade é promovida em parceria pelas secretarias municipais de Educação (Smed), de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Saúde (SMS), além do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi) da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e Unicef.
O primeiro dia da capacitação, ocorrida na terça-feira (11), foi voltada para cerca de 200 educadores da rede municipal de ensino – nesta quarta, é a vez dos agentes comunitários de saúde. A ação é dividida em dois momentos, sendo que, no período da manhã, são realizadas palestras e, à tarde, há uma discussão em grupos, onde cada um abordou a temática dos impactos do racismo na primeira infância.
A coordenadora de Educação Infantil da Smed, Karla Chaves, declarou que estão sendo revisados os materiais dos professores, crianças e família em uma perspectiva afro centrada e antirracista. “Já incluímos a temática de discussão desse pertencimento e dessa ancestralidade desde os bebês até as crianças maiores”, pontuou.
Entre as ideias apresentadas pelos grupos foi promover o orgulho da criança quanto à aparência étnica e apresentar heróis e figuras negras para a juventude desde o começo do aprendizado. Outra proposta foi falar da cultura negra no contexto cristão, expressando também a liberdade religiosa.
“O evento está maravilhoso, foi organizado com muito carinho, trouxemos palestrantes qualificados para dar fortalecimento a essa pauta que é tão importante para a primeira infância”, declarou a coordenadora de Transversalidade da Smed, Gilmara Santos.
A coordenadora pedagógica da rede municipal, Edilene Fonseca, ressaltou que a maioria do público atendido é composto por crianças negras. “Então, fico muito feliz pela iniciativa da Unicef, junto com a Prefeitura, para disparar essa pauta e que a gente efetivamente consiga praticar e empreender boas práticas para segurar uma infância bem vivida e protegida dessas atitudes racistas”, disse.
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

31 minutos ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

2 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

2 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

2 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

3 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

15 horas ago