Brincar em áreas externas, especificamente ao ar livre, aproximadamente 40 minutos por dia, pode trazer benefícios oculares para garotos e garotas, aponta um estudo chinês.
A pesquisa contou com 12 escolas chinesas de ensino infantil, das quais, seis escolas orientadas por especialistas, levaram os alunos para brincar na área externa todos os dias. No entanto, as outras seis mantiveram a rotina de estudos dentro da sala de aula. Integram também o estudo, os pais das crianças, que foram estimulados a incentivar brincadeiras ao ar livre aos finais de semana, igualando os dois grupos neste ponto. Os testes foram realizados, após três anos, para identificar se havia sinais de miopia.
Resultados apontam que menos de 2% de cada grupo tinha o problema, em testes realizados início do experimento. Entre as crianças das escolas que foram submetidas a brincar na área externa, no ao ar livre, 30% desenvolveram algum grau miopia – 259 de 853 crianças. No entanto, entre aquelas que ficaram nas salas de aula, 40% desenvolveram o problema – 287 de 726 crianças. Na foram considerados como ‘miopia’ os exames que apontavam pelo menos 0,5 grau.
Apesar de não ser grande, a diferença é significativa e se mantém mesmo quando se leva em conta outros fatores, como o histórico familiar de miopia, afirmam os pesquisadores.
De acordo com as recomendações do estudo, as crianças precisam equilibrar atividades realizadas mais de perto, em lugares fechados, a exemplo a pratica da leitura, dentre outras atividades que usam a visão à distância.
Na publicação científica Jama, pesquisadores enfatizaram que essa indicação da pesquisa é importante clinicamente, entretanto, as crianças que desenvolvem miopia cedo, são mais propensas ao avanço do problema com o tempo, o que também aumenta o risco das crianças desenvolverem a miopia patológica.
L.O.