De acordo com os especialistas envolvidos nas pesquisas, o implante é considerado simples e a expectativa é de que o paciente consiga enxergar novamente após algumas horas de recuperação. Contudo, o idoso que se chama Jamal Furani, pode reconhecer a família e ter textos após alguns dias do procedimento.
Em entrevista, o médico Irit Bahar, chefe do Departamento de Oftalmologia do Rabin Medical Center onde acontecer o procedimento disse; “O procedimento cirúrgico foi direto e o resultado superou todas as nossas expectativas. O momento em que tiramos as bandagens foi emocionante e significativo. Momentos como este são o cumprimento de nossa vocação de médicos. Temos orgulho de estar na vanguarda desse empolgante e um projeto significativo que sem dúvida impactará a vida de milhões
Como funciona
Os responsáveis pela criação da córnea artificial foi a Startup israelense CorNEt Vision. De acordo com a equipe responsável pelos estudos clínicos e criação do produto; a córnea sintética se biointegra ao olho humano. Além disso, o procedimento é recomendado apenas em casos de córneas deformadas; bem como com cicatrizes ou opacificadas. O dispositivo tem uma lente projetada para se integrar com o tecido ocular usando nanofibra não degradável sintética, que é colocada sob a conjuntiva.
Com os bons resultados do primeiro procedimento; outros pacientes guardam na fila de espera para receber as córneas artificiais durante os experimentos clínicos do dispositivo em humanos.
Além disso, o objetivo da equipe é tornar o procedimento viável em todo o mundo, para zerar a fila de pacientes aguardando doadores. Contudo, a empresa envolvida ainda não informou data para produção em grande escala do material.