O satélite Amazônia-1, o primeiro de observação da Terra projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, será lançado no dia 28 de fevereiro, à 1h54 (horário de Brasília). Dessa forma, o Amazônia-1 é o primeiro satélite 100% brasileiro; lançado na missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO), às 10h24 (horário da Índia).
O satélite faz parte da chamada Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica. Além disso, a missão também vai monitorar a agricultura em todo o território nacional com alta taxa de revisita; bem como buscar em sinergia com os programas ambientais existentes.
Contudo, esse é o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. Por outro lado, os doi anteriores teve desenvolvimento do Brasil em parceria com a China. O Amazônia-1 tem seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas. Trata-se de um satélite de órbita Sol síncrona (polar) que gerará imagens do planeta a cada cinco dias. Além disso, ele é capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 km, com 64 metros de resolução.
A vida útil do Amazônia-1 é de quatro anos. A missão ainda prevê o lançamento de mais dois satélites, o Amazônia-1B e o Amazônia-2.
Fonte: Agência Brasil
Veja também: Na contra mão dos privados