Primeiro-ministro do Reino Unido fala em doar R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia

Em reunião com o presidente Lula nesta sexta-feira (5) em Londres, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, falou em doar cerca de R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia. Contudo, a informação ainda não foi oficialmente divulgada pelo Reino Unido.

Lula viajou nesta quinta-feira (4) à Inglaterra, onde neste sábado (6) participa da cerimônia de coroação do rei Charles III. O Fundo Amazônia foi criado há 15 anos com o objetivo de captar recursos para o financiamento de ações de redução de emissões provenientes da degradação florestal e do desmatamento.

Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o fundo esteve paralisado em razão de um “revogaço” de centenas de conselhos federais, que extinguiu o Comitê Orientador (COFA) e o Comitê Técnico (CTFA) da iniciativa.

Ao assumir o mandato no início deste ano, Lula reativou o Fundo Amazônia e países anunciaram a retomada de investimentos.

O governo federal considera a viagem do presidente Lula ao Reino Unido parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil desde a posse presidencial em janeiro. Desde que tomou posse, Lula já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal e Espanha e teve encontros com diversos líderes mundiais tanto no Brasil como no exterior.

De acordo com o governo, o Reino Unido apoia também o pleito do Brasil por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Ainda este mês, está prevista a visita do secretário do Exterior britânico, James Cleverly, ao Brasil, para a realização do 6º Diálogo Estratégico entre chanceleres dos dois países.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe