O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), celebrou no último sábado, 24/06, o Dia Mundial de Prevenção de quedas.
As quedas acontecem com pessoas de todas as idades, mais os cuidados para evitar quedas de idosos devem ser redobrados. Na maioria das vezes as quedas ocorrem em casa e muitas delas requer internações hospitalares. causa deficiência e pode levar até a morte, principalmente quando afeta a cabeça.
Pisos escorregadios, tapetes, calçados inadequados, objetos deixados no chão e a baixa iluminação podem resultar em quedas.
alem das condições associadas à perda de massa muscular, que comprometem a força e o equilíbrio, as chances de quedas nesta faixa etária também estão relacionadas a outros fatores de risco, como os distúrbios de visão, presença de doenças degenerativas,prncipalmente ostoporose e sarcospenia
Atualmente, as fraturas decorrentes de quedas são responsáveis por aproximadamente 70% das mortes acidentais em pessoas acima de 75 anos. Idosos apresentam dez vezes mais hospitalizações e oito vezes mais mortes derivadas de quedas.
Algumas recomendações do Ministério da Saúde:
• Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio;
• Elimine tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como fios, tapetes e outros objetos;
• Instale suportes, corrimãos e outros acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto;
• Use sapatos com sola antiderrapante, substitua os chinelos deformados ou frouxos e nunca ande só de meias;
• Instale iluminação ao longo do caminho da casa, principalmente para chegar até o banheiro.
Imagem: FAB.