Nesta sexta-feira (13), em Nova York, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir, às 16h (horário de Brasília), para discutir o conflito no Oriente Médio.
O Brasil que preside o conselho convocou a reunião, que terá coordenação do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. O Conselho de Segurança é a instituição da ONU responsável por zelar pela paz mundial. Formado por 15 membros, tem cinco que são permanentes e com poder de veto: Estados Unidos, Rússia, China, França e Japão.
Esta é a segunda reunião desde a escalada dos conflitos entre Israel e a Faixa de Gaza, escalada iniciada no último sábado (7) após um ataque surpresa do grupo Hamas contra Israel.
Nessa quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente de Israel, Issac Herzog. Na conversa o presidente brasileiro pediu um corredor humanitário que permita às pessoas saírem da Faixa de Gaza.
Representantes das Nações Unidas na Faixa de Gaza foram informados por militares israelenses que eles teriam 24 horas para evacuar o norte da região. Aproximadamente vivem no local 1,1 milhão de pessoas. Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou para que Israel reverta a ordem de evacuação, uma vez que não haveria tempo hábil para retirar toda essa população civil.
Foto: Reprodução