Começou neste sábado, 1º de agosto, o processo de acompanhamento das condições exigidas pelo projeto municipal Primeiro Passo para a permanência das famílias no programa. A primeira etapa contempla o acompanhamento e monitoramento do estado de saúde das crianças e está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) .
O projeto visa garantir o cumprimento da condicionalidade da puericultura, através do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. A ação está acontecendo, simultaneamente, em 14 escolas municipais, divididas entre as principais regionais da cidade, mediante um auxilio financeiro combinado com ações de educação e saúde para essas famílias, garantindo a elas uma primeira infância mais feliz.
Os beneficiários foram informados, por meio de SMS, sobre os locais onde devem comparecer. Os que que não foram informados devem ligar para o número 156 ou se dirigir ao local onde fizeram o cadastro no programa.
No local, o cidadão deverá apresentar o cartão Salvador Primeiro Passo e RG do titular. Entre outras ações, está sendo conferido o cartão de vacina, e sendo oferecido às mulheres que estão grávidas o acompanhamento pré-natal. Será fornecido lanche a todos os titulares e seus dependentes.
A Secretaria Municipal da Saúde espera até 450 famílias por escola, e o projeto prevê que os beneficiários façam dois acompanhamentos como esse por ano. Na segunda consulta, eles devem comparecer nas unidades de saúde da capital.
Fonte:SMS