Preço do gás pode subir 60% até o mês de agosto

Com mais um aumento na Petrobras, o preço do gás encanado continua sofrendo aumentos podendo acumular uma alta de 60% até o mês de agosto deste ano; caso o petróleo se mantenha em US$ 100 por barril.

De acordo com projeção da consultoria ARMO um novo grande aumento deve acontecer no mês de maio; já que os contratos de reajustes do preço do gás é trimestral. Assim, segundo informações do O Globo, o próximo reajuste deverá atingir 20%, acumulando avanço de 35% desde o início de 2022.

Dessa forma, além dos quatro reajustes anuais em razão do preço do petróleo e dos custos de transporte do gás; ocorre também o reajuste anual feito pelas concessionárias para recompor as perdas da inflação. O maior preço do gás encanado influencia também o preço do gás de cozinha que em algumas regiões do Brasil já chega a custar R$135,00 o botijão de 13 kilos.

Assim, caso a projeção acontece, o país pode chegar em agosta com uma alta acumula do gás encanado de 250%, conforme prevê a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). .

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.