Prazer de comer com saúde
Dando continuidade à série “Alimentando-se de corpo e alma”, as nutricionistas, terapeutas e coaches Rúbia Natali e Ana Cristina, colunistas do quadro “Saúde Integrativa”, nos convidam a refletir sobre o prazer de comer com saúde.
Você deseja modificar os seus hábitos, melhorar a sua saúde incluindo o prazer na sua alimentação? Então pergunte para si mesmo agora: Eu sinto prazer em comer? Quais os cheiros, formas, cores, texturas, sons e sabores da comida que me atraem? Quanto tempo dedico degustando a comida? Busco prazer e saúde na minha alimentação?
A relação entre saúde e prazer na alimentação vai muito além do ato de comer “aquilo que gostamos”, pois revelam as nossas experiências desde a infância e retratam comportamentos ao longo da vida. A nossa relação com os aromas, aparências, texturas, sons e sabores da comida se entrelaçam com as nossas emoções, crenças e o modo como nos enxergamos no mundo, sendo para isso essencial a busca pelo autoconhecimento.
Comer é um ato de prazer e faz parte do instinto de sobrevivência também. Mas, estamos falando agora sobre o nosso poder de escolha entre o prazer de comer por comer ou a escolha duradoura de uma alimentação sustentável que vai resultar em comer com prazer e com saúde!
Seguem algumas dicas importantes: reveja os seus conceitos sobre comida, prazer e saúde. Ao fazer escolhas alimentares, busque sentir verdadeiramente o que é prazeroso bom para você. Observe o prazer que vem acompanhado de alegria, vitalidade e bem-estar antes, durante e depois de cada refeição. Experimente novos sabores conhecendo novos alimentos e apreciando a diversidade da vida e da natureza. Busque o prazer do sabor e da saúde em sua vida!