Pouca gente já ouviu falar da portaria número 529, de 1º de abril de 2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O programa, que tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional é o tema do Saúde no Ar desta terça-feira (20.10).
Os objetivos específicos do PNSP são:
I – promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde;
II – envolver os pacientes e familiares nas ações de segurança do paciente;
III – ampliar o acesso da sociedade às informações relativasà segurança do paciente;
IV – produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente; e
V – fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação e pós-graduação na área da saúde.
Quem vai falar sobre o tema e se essa segurança é satisfatóriaé a enfermeira Almerinda Luedy, doutora em Medicina e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA, e especialista Internacional em Segurança do paciente pela Fiocruz.
O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 10h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.