Portal Saúde no Ar

 

Portal gratuito sobre saúde da mulher e infantil completa cinco anos

O Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, criado em 2017 pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz),   está comemorando cinco anos. o Portal acumula um total de 4 milhões de usuários, com cerca de 300 mil acessos mensais em todos os estados do Brasil, além de países de língua portuguesa, como Portugal, Moçambique e Angola.

“São 10 mil usuários diferentes de Portugal. Isso é mais um selo de qualidade de uma avaliação muito positiva do conteúdo disponibilizado”, disse hoje (13) à Agência Brasil a médica pediatra Maria Auxiliadora Gomes, coordenadora do Portal e pesquisadora do IFF.

Segundo Maria Auxiliadora, a meta para os próximos anos é manter o mesmo padrão de qualidade, regularidade e disponibilidade de conteúdos; garantir as premissas do Portal de ter uma abordagem multiprofissional com acesso livre, priorizando os principais desafios para a saúde de mulheres e crianças no Brasil. Outro objetivo é avançar em novas modalidades de recursos mais interativos; além de material educacional que dissemine e oriente a prática clínica adequada.

O Portal é organizado em quatro eixos de atenção (mulheres, recém-nascidos, crianças e adolescentes) e oferece conteúdo sistematizado por especialistas e disponível em diversos formatos, como slides e vídeos curtos, todos com links para as referências citadas.

O material é um orientador para as atividades de educação permanente e de formação profissional em diferentes unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a revisão de processos clínicos norteados pelas boas práticas.

O Portal de Boas Práticas trabalha em parceria com várias instituições, dentre as quais a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), a Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (Sobep), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e a Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco).

Fonte Agência Brasil.

Jorge Roriz.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe