Portal do Sertão discute Segurança Alimentar

 

Na manhã da última terça-feira (04), foi realizada por Representantes do poder público e da sociedade civil do Território de Identidade Portal do Sertão, mais uma etapa em preparação para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª CESAN). A reunião ocorreu  na Igreja Avivamento Bíblico do Senhor, no município de Feira de Santana.

Estiveram presentes, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, além de delegados, observadores, agricultores  e profissionais do setor.

“Vivenciamos um processo histórico para a superação da pobreza e da fome em nosso país, que iniciou com Josué de Castro e o seu trabalho sobre a Geografia da Fome, prosseguiu com as ações de cidadania, do sociólogo Betinho e se consolidou com o Programa Fome Zero, instituído em 2003 pelo Governo Lula, que promoveu o fortalecimento da agricultura familiar, por meio dos programas Luz para Todos, Água para Todos, Assistência Técnica e Rural, Programa de Aquisição de Alimentos, Bolsa Família e outros que resultaram na inserção social de milhares de brasileiros e baianos”, garantiu Geraldo Reis. Ele destaca que a participação da sociedade civil  nas conferências de segurança alimentar e nutricional ajuda na elaboração de programas sociais no combate a fome.

Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, a conferência foi realizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), órgão vinculado à SJDHDS, por meio da mobilização da sociedade civil em 16 municípios do Portal do Sertão.

Os resultados das 19 conferências que já foram realizadas serão sintetizados e debatidos na conferência estadual, que acontece nos dias 26,27 e 28 de agosto no Hotel Fiesta, em Salvador.

 

Fonte: justicasocial.ba.gov.br.

 

JR

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.