PORTAL CONECTA VIDAS PARA SUPERAR O CÂNCER.

Enquanto você lê essa frase, uma pessoa no Brasil recebeu o diagnóstico do câncer. São 630 mil novos casos por ano segundo o INCA, nada menos que 1 diagnóstico por minuto. A maioria, não receberá o apoio necessário para passar por esse momento e os familiares, ficam esquecidos no processo. Frente ao medo, dúvidas e a ansiedade do diagnóstico, um sentimento é comum à grande maioria: falar com alguém que já passou por isso.

Com essa premissa, o Portal SuperAção foi criado em 2014 com o objetivo de aproximar ex-pacientes de pacientes em tratamento, de forma ativa e responsável. Foi criada uma rede de apoio, na qual o paciente/familiar no tratamento do câncer (SuperaDor) recebe apoio emocional de quem passou pelo mesmo e superou (Anjo), com a supervisão de um profissional da saúde  (Arcanjo), e orientação de uma metodologia, que ajuda a prover o bem-estar de todos.

O apoio, que é gratuito, vai desde o diagnóstico até o final do tratamento. Mais da metade das pessoas acolhidas na rede tornam-se Anjos ao final, para retribuir o apoio que receberam.

“A minha Anja Telma foi uma pessoa vital na minha luta contra o Câncer. Ela me passava confiança e muito amor através de suas palavras. Telma foi e sempre será um Anjo de luz na minha vida. Esse projeto é algo maravilhoso e eu espero que ele voe, que ele alcance muitas pessoas!”, diz Edna Hirt, ex-paciente de linfoma de Hodgkin, que hoje também é uma Anja do Portal.

Diversos estudos internacionais já demonstram a importância do apoio social para melhores prognósticos do paciente. Um estudo na Universidade de Glasgow demonstrou redução dos índices de depressão e ansiedade em pacientes que haviam participado de uma rede de suporte. “Programas voluntários de apoio entre pares podem ser eficazes no aumento da qualidade de vida de pacientes com câncer de mama”, diz a equipe do Canadian Cancer Society’s Reach.

O Portal SuperAção já impactou diretamente 516 vidas em 4 anos de existência, recebeu 7 prêmios/reconhecimentos, chegou em 18 estados do Brasil e em brasileiros morando nos EUA, Portugal, Itália, França, Suécia, Austrália e Argentina.

O contato inicial é feito através do site (http://www.portalsuperacao.org.br), no qual o paciente, além de se cadastrar para receber apoio, tem acesso à conteúdos feitos por outros pacientes e profissionais da área de saúde e áreas afins, no formato de atividades online e gratuitas em medicina complementar, visando levar um benefício real ao paciente em sua casa, contribuir para sua qualidade de vida e melhorar sua resposta ao tratamento.

Hoje, o projeto recebe muito mais inscrições do que pode atender, por isso, há uma fila de espera para entrar na rede de apoio.

Próximos passos

O Portal SuperAção desenvolveu um aplicativo que permitirá o crescimento da rede de apoio a milhares de pacientes.

A tecnologia também permitirá hospitais acompanharem melhor os seus pacientes, ajudando a diminuir dúvidas, evitar complicações e melhorar os resultados do tratamento. Através da prestação de serviço aos hospitais, o projeto ganhará sustentabilidade e poderá aumentar a estrutura do atendimento filantrópico.

O Instituto Portal SuperAção não cobra dos pacientes atendidos. Sendo assim, para viabilizar a equipe necessária à expansão do número de pacientes atendidos filantropicamente e a manter o site funcionando, o instituto está lançando uma campanha de financiamento coletivo dia 29/07/2019 e você pode fazer parte dessa história, ajudando a manter o projeto no link: https://benfeitoria.com/superacaodocancer

Serviço

Portal SuperAção – https://www.portalsuperacao.org.br/

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.