Portadores do HIV têm mais defesa contra a gripe A

O instituto Osvaldo Cruz publicou na última sexta-feira (30), um artigo científico na revista científica Plos One, revelando que as pessoas infectadas pelo vírus HIV são menos suscetíveis ao vírus H1N1 (Influenza) causador da gripe A. A explicação científica é que o HIV, ao responder à defesa da célula que ele ataca, usa uma proteína (IFITM3) capaz de inibir a replicação do vírus H1N1. Com isso, a capacidade do influenza de infectar as células é prejudicada.

Em entrevista concedida a agência Brasil, o pesquisador Thiago Moreno explicou o assunto: “Durante a pandemia de 2009, foi surpreendente observar que indivíduos infectados pelo HIV não tiveram uma maior gravidade quando infectados pelo H1N1. É surpreendente porque, pela condição deles de imunocomprometimento devido à infecção pelo HIV, era esperado o contrário, que foi o que ocorreu com outros indivíduos imunocomprometidos, como os portadores de câncer e os transplantados”, disse o pesquisador. Os pesquisadores querem agora detectar qual é o efeito do influenza sobre o vírus da aids. De acordo com a publicação, o objetivo é verificar novos tratamentos para a gripe. (Agência Brasil)

José de Sá

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.