A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publico nesta segunda-feira (19), uma nova medida cautelar relacionada às pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos. Dessa forma, a nova Resolução – RE 2.185, determina a interdição cautelar de todos os produtos desse tipo, com exceção dos que estiverem incluídos na lista de produtos autorizados.
A medida cautelar anterior perdeu vigência no dia 18 de junho. Contudo, as causas dos eventos adversos graves relacionados ao uso dos produtos que ocorreram no Brasil, incluindo intoxicação ocular, permanecem sob investigação.
Nesse período de interdição, foi verificada a redução de casos de notificações de eventos adversos gerais relacionados a esses produtos.
Relembre
A decisão inicial de interditar todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos foi adotada em fevereiro deste ano, devido ao crescente número de relatos de casos de eventos adversos graves notificados à Agência.
De acordo com o órgão, a decisão acontece após avaliação de risco feita em parceria com o Ministério da Saúde. As pomadas tem tido ligação a denúncias de perda temporária da visão. Bem como, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.