Projeção de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e da Universidade de Harvard (EUA), afirma que as emissões excessivas NOx causadas pelos veículos da Volkswagen, que possuem um software para enganar as autoridades nos testes de poluição, fará com que cerca de 60 pessoas morram anualmente entre 10 e 20 anos mais cedo apenas nos Estados Unidos (EUA).
O cálculo envolve apenas os cerca de 482 mil veículos a diesel vendidos nos EUA, um número que chega a milhões em todo o mundo, inclusive no Brasil , sendo que mesmo nos EUA este número é parcial, não englobando os veículos denunciados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) neste fim de semana.
O governo Obama ordenou que a Volks fizesse o recal de todos os carros vendidos nos EUA a partir de 2009, com esses componentes.
Segundo a EPA, a Volkswagen Group of America (VW) violou a Lei do Ar Limpo (CAA), através do desenvolvimento e instalação de sistema de controle de emissões ‘dispositivos manipuladores’ (software) no modelo do ano 2009-2015 de veículos com 2,0 litros motores diesel, o que foi confirmado pela fabricante alemã de automóveis.
Software manipulava dados
Quando sujeitos aos testes de controle de emissões nos Estados Unidos da América, os veículos respeitavam os limites impostos pela lei. Na estrada, e sem o dispositivo em funcionamento, esses níveis podiam ser até 40 vezes superiores ao permitido.
As normas de emissão em território americano são mais rígidas do que na Europa. A emissão acima do permitido de óxido de nitrogénio é associada ao surgimento de doenças respiratórias pela imprensa internacional.
Conforme a agência americana, ao monetizar a mortalidade prematura causada pelos poluentes calcula-se um custo social de US $ 450 milhões em despesas de saúde e outros custos sociais. Para a frota atual, estima-se que um retorno à conformidade de todos os veículos afetados, até o final de 2016, poderá evitar 130 mortes precoces e uma economia de $ 840 milhões de dólares em custos sociais.No entanto, se a Volkswagen não ordenar um recall, as emissões excedentes farão com que 140 pessoas a mais venham a morrer mais cedo.
Além do aumento no número de mortes prematuras, os pesquisadores estimam que as emissões excedentes pelos veículos a diesel da Volkswagen contribuirão diretamente para 31 casos de bronquite crônica e 34 internações hospitalares envolvendo condições respiratórias e cardíacas.
Eles calculam ainda uma perda de 120 mil dias de trabalho por problemas respiratórios leves, e cerca de 210 mil dias de sintomas respiratórios na população em geral.
Os autores acreditam que as emissões excedentes dos veículos fraudados pela Volkswagen vão gerar US$ 450 milhões em despesas de saúde e outros custos sociais. Mas um recall total dos veículos até o final de 2016 poderia economizar até US$ 840 milhões.
artigo foi publicado na revista Environmental Research Letters nvironmental Research Letters e traduzido por sites brasileiros.
Portal Saúde no Ar
A.V.