Política nacional de saúde bucal

A Política Nacional de Saúde Bucal se propõe a garantir a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população. As principais linhas de ação são: a reorganização da Atenção Básica (especialmente por meio da Estratégia Saúde da Família), a ampliação e qualificação da Atenção Especializada (através, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas – CEO e Laboratórios de Próteses Dentárias – LPD) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.

Na Atenção Básica, o trabalho das Equipes de Saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) é o elemento chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. E quando ampliadas, contam com uma Equipe de Saúde Bucal (ESB).

Com relação à Atenção Especializada, os Centros de Especialidades Odontológicas – CEO oferecem uma continuidade do trabalho realizado pela rede de Atenção Básica e no caso dos municípios que adotaram a Estratégia Saúde da Família, pelas Equipes de Saúde Bucal.
Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas dos casos mais complexos, através de fluxos de referência e contra-referência

Com o intuito de reabilitar os desdentados e melhorar a qualidade de vida da população, o Ministério da Saúde possibilita que todos os municípios brasileiros implantem Laboratórios de Prótese Dentária – LPD, que são unidades públicas ou unidades terceirizadas credenciadas para confecção de próteses totais, próteses parciais removíveis e prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas. Os atendimentos odontológicos especializados de maior complexidade são realizados nos hospitais e centros de referência.
Fonte: Sesab

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.