A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, conhecido como poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de 4 anos, também pode ocorrer em adultos. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus da poliomelite pode desenvolver a forma paralítica da doença, como em casos de paralisia, que podem levar à morte.
O vírus selvagem causou um número menor de casos da doença este ano em comparação à mesma época no ano passado. Apesar deste resultado positivo, a recorrência de casos de pólio na Nigéria, que voltou a ser classificada como país endêmico em setembro de 2016, reforça a importância das atividades de vigilância.
O Brasil não apresenta casos de poliomelite há quase 30 anos, e a OMS prevê que a doença será erradicada de todo o mundo em pouco tempo. Caso isso aconteça, a poliomelite passará a ser a segunda doença por vírus erradicada do mundo — a primeira havia sido a varíola, em 1980. Ainda assim, é importante saber do que se trata a poliomelite, tanto que o Brasil ainda mantém campanhas de vacinação para a doença.
O assunto foi tema do programa de hoje (24) do Saúde no Ar.
Ouça o áudio completo abaixo:
Redação Saúde no Ar