Durante esta quarta-feira (16), a Polícia Federal deflagrou a Operação Errantes para combater fraudes contra a Previdência Social, com obtenção indevida de Benefícios de Prestação Continuada (BPC); na cidade de Filadélfia, no norte da Bahia, e nas cidades de Petrolina e Tabira, em Pernambuco.
Dessa forma, com mais de 150 policiais federais envolvidos, a operação cumpre 24 mandados de prisão preventiva e outros 32 mandados de busca nas três cidades contra uma quadrilha responsável pelos fraudes. O vereador de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, Gaturiano Cigano, é um dos alvos da operação Errantes, da Polícia Federal (PF)
A operação teve como base a delegacia da Polícia Federal de Juazeiro, no norte da Bahia. De acordo com a PF, ao longo das investigações, houve constatação de 420 benefícios fraudulentamente que geraram um prejuízo de cerca de R$ 60 milhões; em valores já sacados, ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Assim, segundo a polícia a fraude acontecia a partir da criação de pessoas fictícias para a obtenção indevida do BPC; que é benefício no valor de um salário mínimo, pago pelo INSS a pessoas com mais de 65 anos ou portadoras de deficiência.