Além disso, o benefício da nova versão sustentável da geração elétrica é que o custo de manutenção cai pela metade; e a durabilidade dos trilhos pode chegar a 50 anos a mais do que as tradicionais. Ainda assim, os novos trilhos reaproveitam até 35 toneladas de pneus poluentes, geralmente difíceis de reciclar.
Segundo os criadores do projeto, para cada quilômetro de pista, são reaproveitadas até 35 toneladas de pneus; um dos poluidores plásticos mais comuns no mundo. Um relatório da União Internacional pela Conservação da Natureza, publicado em 2017, estima que os pneus são responsáveis por cerca de 30% da poluição por plástico nos oceanos.
Os trilhos da Greenrail são similares aos trilhos tradicionais, mas são cobertos com uma mistura de plástico e borracha de pneus velhos que foram reciclados.
Além de reaproveitar pneus e plástico urbano em sua estrutura, os trilhos também podem incorporar painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica pela luz do sol.
Veja também: Pessoas que tiveram dengue são propensas a ter sintomas da covid-19