Portal Saúde no Ar

 

Pneumonia mata uma criança no mundo a cada 20s

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma criança morre de pneumonia no mundo a cada 20 segundos. 12 de novembro é o Dia Mundial da Pneumonia ou World Pneumonia Day (em inglês) .A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados de prevenção contra a pneumonia, principalmente a pneumonia infantil – a principal causa das mortes de crianças com menos de 5 anos de idade no mundo.

Por este motivo, a doença será tema do Saúde no Ar desta quinta-feira (12.11) dentro do quadro ‘Conversando como especialista’, tendo como convidado o pneumologista Otávio Mésseder, que será entrevistado por Patrícia Tosta..

A pneumonia é uma doença pneumocócica, ou seja, que ocorre quando há uma inflamação nos pulmões, podendo ser causada por vários microorganismos, entre vírus e bactérias.

A princípio, a doença pode apresentar sintomas semelhantes aos de resfriados gripes, como febre alta, tosse, dores no corpo e mal-estar generalizado. Porém, com mais de quatro ou cinco dias de febre alta, a pessoa deve estar atenta ao aparecimento de outros sintomas que possam indicar a doença.

Os principais sintomas da pneumonia são dores no tórax, expectoração com secreção amarela (por vezes com sangue), falta de ar, febre e tosse forte. Para saber mais, assista ao programa que vai ao ar a partir das 10h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

 

Portal Saúde no Ar

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.