Dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), mostra que pela segunda vez consecutiva, os planos de saúde lideram o ranking de reclamações e de atendimentos registrados no Idec. De acordo com os dados, (13), 27,9% das reclamações, no ano passado, se referem a empresas de planos de saúde.
Dessa forma, segundo os dados, está é a nona vez, nos últimos dez anos, em que os planos de saúde lideram o ranking. Os planos de saúde só deixaram de figurar no topo da lista em 2020, durante o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus. No período os serviços financeiros passaram a figurar em primeiro lugar entre as reclamações.
Entre as principais queixas aos planos de saúde em 2022 estão as dúvidas e reclamações a respeito de contratos (27,4%); seguido por falta de informação (18,1%) e reajustes (13,7%).
Em segundo lugar no ranking estão os serviços financeiros, responsáveis por 21,2% dos registros. O Idec revela que a maior parte das reclamações diz respeito a segurança das transações bancárias e golpes (20,1%). Seguida por reclamações referentes a cláusulas contratuais (11,4%).
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