Planos cobrem testes de dengue e chikungunya

Desde o último sábado (02), as operadoras de planos de saúde de todo o Brasil devem oferecer cobertura para testes rápidos de dengue e chikungunya. Outros procedimentos foram adicionados à lista de cobertura obrigatória pelos planos, que é baseada nas doenças classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O diagnóstico do vírus Zika pode ser presumido pela exclusão da dengue e da febre chikungunya e pelo acompanhamento dos sintomas clínicos da doença. Alinhada ao Ministério da Saúde, a ANS vem disseminando orientações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, reforçando as campanhas.

A ação visa conscientizar a população sobre o seu papel de eliminar locais nos quais o Aedes aegypti pode se reproduzir, como vasos de plantas, lixo e garrafas pet abandonadas. Estimular as operadoras de planos de saúde a orientarem seus beneficiários sobre a necessidade de eliminar o mosquito também integram a proposta, face ao aumento de casos de dengue e da confirmação da relação entre o vírus zika e o surto de microcefalia na região Nordeste.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.