Força conjunta entre o governo do Amazonas e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançaram; plano com 118 ações ambientais pensadas para preservar a reserva da biosfera da Amazônia Central.
Assim, o Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central (Parbac) 2021-2024; entra em ação de modo conjunto com 30 municípios amazonenses, com três eixos principais.
Além disso, como incremento do programa anterior, o novo plano de ação traz um detalhamento minucioso da região; bem como a mensuração de terras indígenas, quilombolas, sítios arqueológicos e unidades de conservação, o que possibilitou um nível maior de especificidade nas iniciativas. O documento completo pode esta disponível no portal da Unesco.
As 118 ações previstas incluem a formação de gestores, incremento de governança, fortalecimento da comunicação e busca por parceiros institucionais e financiadores.
Fundada em 2001, com o reconhecimento da Unesco, a reserva da biosfera da Amazônia Central abrange 19,8 milhões de hectares na região central do Amazonas; onde encontram-se centenas de áreas de proteção ambiental, incluindo mais de 38 unidades de conservação: 14 federais, 14 estaduais e 10 municipais.