‘Pilula de Cultura’ para pacientes com depressão

O governo dinamarquês criou um novo projeto de tratamento para pacientes com depressão. O Kulturvitaminer, ou “vitaminas de cultura”, o programa garante aos pacientes reuniões com profissionais de varias áreas artísticas para estimular a autoconfiança, retirando o foco da doença. Mikael Odder Nielson, coordenador do projeto, diz que cultura renova a energia das pessoas, “a autoconfiança e fortalecer a habilidade deles em serem mestres de suas próprias vidas”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o estresse e a depressão serão duas das maiores causadoras de doenças no ano 2020. O programa tem apoio do Centro de Saúde Mental do Departamento de Saúde e Cultura de Aarlborg. Durante as atividades que acontecem três vezes por semana durante dois meses e meio os participantes conhecem guias culturais que oferecem uma ‘pílula de cultura’. Os participantes fazem leituras coletivas, compartilham seus pensamentos e memórias. o projeto também integra um coral, que segundo o seu coordenador, Mikael, estimula o cérebro promover dopamina, um antídoto para os hormônios do estresse. O projeto que já atendeu o total de 260 pacientes tem o objetivo de atender 100 pessoas por ano. Desde 2016 o governo da Dinamarca já investiu mais de R$ 4 milhões em iniciativas similares, dos quais a prefeitura de Aalborg recebeu R$ 1 milhão, além de investir o mesmo valor na manutenção do projeto.

 

Por: Joice M Araujo

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.