A espécie chamada de pica-pau-bico-de-marfim; animal que inspirou o personagem do desenho Pica-Pau, deve receber declaração de extinção; o anuncio aconteceu por autoridades da vida selvagem dos Estados Unidos. Na listagem, estão outras 22 espécies de pássaros, peixes, mexilhões e outros animais selvagens.
“Para as espécies propostas para exclusão hoje, as proteções da Lei das Espécies Ameaçadas chegaram tarde demais; com a maioria extinta, funcionalmente extinta ou em declínio acentuado no momento da listagem”, disse o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.
Além disso, também estão programados para extinção o pássaro toutinegra de Bachman; bem como duas espécies de peixes de água doce, oito espécies de mexilhões-de-água-doce do sudeste e 11 do Havaí e das ilhas do Pacífico.
De acordo com John Fitzpatrick, diretor emérito do Laboratório Cornell de Ornitologia o último aparecimento confirmado do pica-pau-bico-de-marfim nos Estados Unidos aconteceu na Louisiana na década de 1940.
Contudo, o representante ainda acha apressada a decisão de declarar a espécie extinta; “Na minha opinião, é prematuro declarar a ave oficialmente extinta por parte do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA porque a ave ainda pode existir”. Assim, Fitzpatrick e outros ornitólogos participam de petição à agência de vida selvagem durante o período de comentários para retirar a ave da lista de extinção.