Além disso, Aras solicitou informações ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, acerca do cumprimento das medidas da pasta. De acordo com o PGR, o órgão também conversou com o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Fabiano Dallazen, para solicitar a todos os procuradores-gerais de Justiça e aos procuradores-gerais dos ramos do Ministério Público da União (MPU) que adotem medidas junto aos governantes locais para prevenção da crise sanitária diante da expectativa de agravamento do quadro nos próximos dias.
Desde a última semana, o estado do Amazonas vem enfrentado falta de oxigênio em hospitais. A PGR, por meio do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac); juntamente com outras entidades de saúde e empresa fornecedora conseguiu obter soluções emergenciais para o problema pela via administrativa. Além disso a PRA também adotou medidas judiciais que entendeu serem pertinentes diante do grave cenário vivenciado.
Famosos fazem doações
Dessa forma, com as várias denúncias de profissionais de saúde nas redes sociais; famosos iniciaram campanha de doação de cilindros de oxigênio nas redes socias. O primeiro a se pronunciar foi o humorista Whindersson Nunes. No Twitter, ele replicou a campanha “SOS AM – A saúde precisa da nossa ajuda”. “Providenciando 20 cilindros de 50L de oxigênio pra distribuir nas unidades mais urgentes em Manaus! Alô meus amigos artistas! Na hora de fazer show é tão bom quando o público nos recebe com carinho né, vamos retribuir?”, escreveu.
Além disso, grupo de fãs de k-pop também realizaram campanha virtual para arrecadação para auxiliar Manaus no combate a pandemia. Ao todo as Armys, como são conhecidas já arrecadaram mais de 28 mil reais para doação.