Ricardo Murad, ex- secretário de Saúde do Maranhão se entregou nessa quinta-feira (18) à Polícia Federal (PF). Murad exerceu suas funções no ano de 2012 a 2014, durante o quarto mandato da sua cunhada, Roseana Sarney.
A apuração do crime é a cerca da Operação Sermão dos Peixes, batizada de Peixe de Tobias, que envolve oito pessoas suspeitas com envolvimento. De acordo com a PF, no decorrer da operação, foram coletados diversos indícios de que, entre os anos de 2011 a 2013, aproximadamente R$ 2 milhões que foram destinados ao sistema de saúde estadual, teriam sido desviados para uma empresa sediada na cidade de Imperatriz para o pagamento de valores mensais a blogueiros.
Durante o dia, os blogueiros envolvidos foram encaminhados para depor. Eles são suspeitos de receber uma porcentagem do dinheiro desviado, em troca de elogios e comentários. Os funcionários da secretárias também não passaram em branco os técnicos e servidores estão sendo alvo da investigação. As diligências estão sendo realizadas em seis cidades: São Luís, Imperatriz, no Maranhão, Parauapebas, no Pará, Palmas, no Tocantins, Brasília, no Distrito Federal e Goiânia, em Goiás. Essa investigação contou com a participação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil.
Foto: Divulgação
Redação Saúde no Ar (SS)