PF faz operação contra desvio de remédios para os Yanomami, em Roraima

A Polícia Federal realizou uma operação contra o desvio de remédios que deveriam ter sido entregues a indígenas Yanomami, em Roraima.

Agentes da Polícia Federal cumpriram dez mandados de busca e apreensão. Um dos alvos foi a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena, o DSEI Yanomami, em Boa Vista. O órgão faz parte da Secretaria de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde.

Em outubro do ano passado, o DSEI Yanomami fechou um contrato com a empresa Balme Empreendimentos para fornecer medicamentos aos indígenas. Os Yanomani sofriam com surtos de malária, verminose e desnutrição.

Segundo a PF e o Ministério Público Federal, a empresa e os ex-coordenadores do DSEI, Ramsés Almeida da Silva, exonerado na semana passada, e o antecessor, Rômulo Pinheiro de Freitas, fraudaram documentos e não entregaram grande parte dos medicamentos.

A investigação apurou que dos mais de 90 tipos de remédios comprados, menos de um terço foi entregue – um prejuízo de R$ 600 mil aos cofres públicos que deixou mais de 10 mil crianças Yanomami sem medicamentos.

Informações do Jornal Nacional.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe