PF desarticula de garimpos ilegais no Maranhão

Organização criminosa que atuava em garimpos ilegais de ouro na região do Município de Centro Novo (MA); era alvo da Operação Curimã, da Polícia Federal, que nesta quarta-feira (15); levou 130 policiais federais a cumprirem 19 mandados de busca e apreensão; bem como cinco mandados de prisão preventiva nos estados do Maranhão e do Pará.

De acordo com a PF, os criminosos têm grande poderio econômico e político e atuam na região há pelo menos três anos. Os investigados eram responsáveis pelo desmatamento ilegal de mais de 60 mil hectares de áreas para abertura de garimpos de ouro; sem qualquer autorização dos órgãos competentes.

Além disso, a Policia apurou que esses garimpos utilizam cianeto de forma massiva para extração do ouro além do uso de mercúrio, situação que tem causado grande poluição ambiental, inclusive, do Rio Maracaçumé.

O cianeto pode atacar o cérebro e provocar tremores, delírios e alucinações, além de provocar parada cardíaca. A vítima desse tipo de envenenamento pode morrer por asfixia ou por falência múltipla de órgãos por isso, os policiais constataram que há grande perigo para população local exposta a este tipo de substância.

Dessa forma, os investigados responderão pelos crimes de usurpação de bens da União, poluição, mineração ilegal, além de porte ilegal de arma de fogo e por integrarem organização criminosa. Somadas as penas máximas ultrapassam mais de 20 anos.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.