Com o tema ‘A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente’, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Salvador comemora, no período de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Um evento que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância das leis e das políticas públicas na promoção da igualdade social, a fim de construir a efetiva participação da pessoa com deficiência nos diferentes espaços urbanos.
Para promover a integração e inclusão da pessoa com deficiência intelectual, a APAE Salvador preparou uma série de atividades artísticas, culturais e educacionais. As ações buscam fortalecer a autoestima da pessoa com deficiência ao mesmo tempo que mostra as suas potencialidades. Movimentando a semana serão realizadas apresentações de teatro, música, dança e capoeira, exposições de artes plásticas e fotografias, palestras, atividades desportivas e um ato ecumênico para celebrar a vida.
Desde sua instituição, em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.
Confira a programação completa aqui
A coordenadora do programa de apoio à inclusão escolar, Itana Lima, fala mais sobre o assunto. Ouça entrevista na íntegra:
Tocador de áudio
Fonte: APAE
Foto: APAE
Redação Saúde no Ar