Portal Saúde no Ar

 

Pesquisas revelam mais uma vitamina ligado à forma grave da Covid-19

Além da escassez de vitamina D estar ligada a formas mais graves do novo coronavírus. Cientistas descobrem outra vitamina também ligada aos casos mais críticos da doença.De acordo com pesquisa, realizada por especialistas da Universidade de Medicina em Ancara (Turquia), a vitamina A também é importante para pacientes com a doença. Os resultados do estudo estão disponíveis  publicados no portal medRxiv.

Dessa forma, para chegar aos resultados da analise, os cientistas analisaram as amostras de sangue de um grupo de pessoas saudáveis e de pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 que se encontravam na unidade de terapia intensiva em estado gravíssimo. Contudo, o estudo mostrou que os infectados tinham concentração baixa do retinol; ou seja, da forma biodisponível da vitamina A, mesmo nos casos de tratamento com medicamentos que impedem sua eliminação do organismo.

Por conta disso, os pesquisadores ressaltam a importância da vitamina no combate à ao vírus. De acordo com os cientistas, as falhas na transmissão de sinais de retinoides, causadas pelo nível baixo da vitamina A, podem ser a principal disfunção patogénica que leva à forma grave da COVID-19.

 

 

 

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Vacinação Covid 19: O que você precisa saber?

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.