Pesquisadores identificam método capaz de prever gravidade da covid-19

A partir da análise do plasma sanguíneo, pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo, identificaram um método com potencial para prever a gravidade da infecção por covid-19 nos pacientes.

Os pacientes infectados por Covid 19, tiveram variações na concentração de seis substâncias encontradas no sangue, chamadas de metabólitos, sendo elas: glicerol, acetato, 3-aminoisobutirato, formato, glucuronato e lactato.
Os pesquisadores descobriram através análises que, quanto maior o desequilíbrio na quantidade dessas substâncias no início da infecção, mais graves eram os quadros de saúde que os pacientes desenvolviam.

oS pacientes com maior gravidade apresentaram variações mais acentuadas na concentração dos metabólitos citados. no início da infecção por covid-19

Os resultados do estudo podem contribuir para o desenvolvimento de um novo protocolo clínico que ajudaria médicos e hospitais a identificarem, já nos primeiros dias de sintomas, pacientes que possam desenvolver a forma grave da doença, permitindo que intervenham para evitar a evolução da doença.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.