Nesta segunda-feira (11), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou que através de pesquisas, concluiu que o vírus da covid 19, começou a circular no Brasil no fim de janeiro, mais de um mês antes da data oficial do registro do primeiro caso, em 26 de fevereiro, em São Paulo, segundo o estudo.
A primeira morte em decorrência do vírus no país foi registrada no Rio de Janeiro, na quarta semana epidemiológica, entre 19 e 25 de janeiro. Já a transmissão local ou comunitária estava em curso em São Paulo, em 4 de fevereiro, muito antes do 13 de março, data dos registros oficiais, informam os dados.
Em entrevista ao jornal “O Globo”, o coordenador da pesquisa, Gonzalo Bello, do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do IOC/Fiocruz, alerta para a propagação silenciosa da doença, além da necessidade de realizar testes de casos suspeitos.
Os pesquisadores chegaram a essas conclusões por meio de métodos estatísticos ao analisar o número de mortes nas primeiras semanas. Os óbitos são as informações mais precisas, já que há vários casos assintomáticos e o Brasil não fez muitos testes, seja por falta deles ou por falta de preparo das autoridades. Com isso em mente, o estudo considerou o tempo médio de três a semanas entre a infecção e o óbito e que a taxa de mortalidade fica em torno de 1%.
Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.