Categories: Notícias

Pesquisadora da Fiocruz alerta que a variante Delta pode aumentar hospitalizações no país

A virologista Marilda Siqueira é pesquisadora da Rede Genômica Fiocruz e do Ministério da Saúde e atuou na descoberta da variante Delta em pelo menos seis estados. Ela fala sobre os protocolos adotados quando um paciente é identificado com variante Delta e diz disseminação pode aumentar hospitalizações.

“Ao identificarmos, nós imediatamente conferimos o sequenciamento, revisamos com calma, pegamos a ficha do paciente e já comunicamos ao Ministério da Saúde e ao Laboratório Central de Saúde Pública do estado de origem da pessoa. Comunicamos na hora”, esclarece a pesquisadora da Fiocruz.
Assim que ele é encontrado, passa por uma entrevista para saber com quem teve contato da família, amigos e pessoas aleatórias, inclusive sobre os locais que frequentou nas últimas semanas.

“Tudo que o paciente com a variante Delta teve contato é apurado para que tenhamos maior entendimento da dispersão do vírus. Se não fizermos isso, demoramos mais tempo para entender o quadro real”, destaca a pesquisadora da Rede Genômica da Fiocruz.

“Estamos com a circulação de uma variante altamente transmissível. Se ela se espalhar rápido, maior será o número de infectados e por consequência, podemos ter novas altas de hospitalização. A entrada da Delta no país motiva ainda mais esse encontro para debater o que fazer”, destaca Marilda Siqueira.

Os laboratórios centrais de saúde pública de cada estado decidem quais amostras serão enviadas para sequenciamento. Está escolha é baseada em critérios pré-definidos pelo Ministério da Saúde, LACENs, FIOCRUZ e IEC.

O sequenciamento é fundamental para identificar quais variantes estão circulando pelo país e quais políticas públicas devem ser adotadas no combate ao avanço da pandemia.

O Ministério da Saúde, reforça que tem orientado estados e municípios sobre todas as ações necessárias, como intensificar o sequenciamento genômico das amostras positivas para a Covid-19 e a vigilância laboratorial, rastreamento de contatos, isolamento de casos suspeitos e confirmados, notificação imediata e medidas de prevenção em áreas de suspeita de circulação de variantes.

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

10 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago