Pesquisa traz dados inéditos sobre a diabete tipo 1

 

Resultados de um estudo feito em parceria entre a ADJ Diabetes Brasil e a Juvenile Diabetes Research Foundation serão divulgados em evento on-line

São Paulo, agosto de 2022 – No dia 22 de agosto, a ADJ Diabetes Brasil, em parceria com a entidade global Juvenile Diabetes Research Foundation (JDRF), e o apoio de pesquisadores, entidades filiadas às Federação Internacional de Diabetes (IDF) e o Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), revelará os resultados de um estudo (T1D Index) que traz informações inéditas sobre diabetes tipo 1 no país. Os dados serão parte da programação do evento “Diabetes Tipo 1 no Brasil: lições e planos urgentes”, que acontecerá on-line, às 16h, de forma gratuita, na plataforma zoom e aberto ao público.

Um dos principais objetivos será debater os desafios de acesso a tratamentos adequados para a doença, que afeta mais de 92 mil jovens, além de chamar a atenção para iniciativas que exigem celeridade. Essa é uma das principais doenças crônicas diagnosticadas durante a infância ou adolescência, e tem como uma das características ser autoimune, isto é, resultado da destruição das células produtoras de insulina do indivíduo pelo próprio sistema imunológico. Por esse motivo, o paciente necessita da aplicação de insulina e medição da glicose sanguínea diversas vezes ao dia, acompanhamento médico especializado e educação para autocuidados em saúde durante toda a vida.

“Esse é um encontro para apresentar dados inéditos de estudo sobre diabetes tipo 1 no Brasil. Os resultados são alarmantes, mostram que ainda há muito o que fazer e que precisamos engajar a sociedade e as autoridades para rapidamente mudar essa situação”, conta o especialista em educação em diabetes e coordenador do FórumDCNTs, Mark Barone.

Estudos epidemiológicos apontam que o Brasil ocupa o 3º lugar no mundo no número de pessoas com diabetes tipo 1, com idades entre 0 e 19 anos. Mesmo com os avanços tecnológicos e legais do país, pesquisadores têm alertado que a situação é muito preocupante, com 31% da população na faixa etária de 13 a 19 anos apresentando uma ou mais complicações e, por esse motivo, os custos do tratamento são elevados, superando a média de gastos em até 29 vezes.

“Esses resultados do estudo inédito T1D Index será apresentado com antecedência, porque os responsáveis pela pesquisa estão preocupados com o Brasil, já que o acesso aos tratamentos no país não é fácil”, conclui o especialista.

Na ocasião, a ADJ e a JDRF, uma organização sem fins lucrativos que financia pesquisas de diabetes tipo 1, não só apresentará dados inéditos, como mostrará recomendações da ciência e políticas públicas já aprovadas no Brasil, mas que ainda carecem de implementação completa. Autoridades e líderes de saúde dos diferentes setores terão a oportunidade de se engajar nesse movimento pela saúde e qualidade de vida das pessoas diagnosticadas, suas famílias e comunidades.

 

 

ADJ Diabetes Brasil

Data: 22 de agosto

Horário: 16 horas

Link para o evento: https://www.adj.org.br/jdrf2022

Contato: (11) 3675-3266 – ramal 3266 ou (11) 97148-0465

Endereço: Rua Padre Antônio Tomás, 213 – Água Branca / São Paulo
Informações: www.adj.org.br

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe