Levantamento feito pela InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, mostra que as compras na seção bebê/infantil das farmácias brasileiras apresentaram aumento médio de 12% no período de março/2021 a fevereiro/2022, em comparação com os 12 meses anteriores, ou seja, março/2020 a fevereiro/2021.
Considerando apenas o primeiro bimestre de 2022 a alta foi de 9% sobre janeiro/fevereiro do ano anterior. Líder de vendas no Brasil, São Paulo foi o estado que mais contribuiu com o desempenho anual positivo (+46%). Porém, em termos percentuais, Goiás apresentou a maior alta (359%). Minas Gerais teve o pior desempenho (-51%).
De acordo com a pequisa da InterPlayers, baseada em números de seu próprio banco de dados, o estado de São Paulo, líder de vendas dessa linha de produtos no país, foi o que mais contribuiu para o desempenho, com alta de 46% em um ano e de 56% no primeiro bimestre de 2022.
Santa Catarina, vice-líder na linha de itens para bebês e crianças apresentou alta de 51% (ano) e leve recuo de -1% no bimestre. Mas o estado que teve o maior crescimento em termos percentuais foi Goiás : 359% (ano) e 199% (bimestre). Na outra ponta, Paraná apresentou queda de 34% (ano) e de 50% (bimestre) e o Rio de Janeio registrou redução de 36% (ano) e de 40% (bimestre) nas vendas. Minas Gerais foi o estado com o pior desempenho ao apresentar baixa de 51% no ano e de 50% nos dois primeiros meses de 2022.
“Algumas variáveis devem ser consideradas na análise das razões que proporcionaram o crescimento do segmento de produtos. Em primeiro, houve melhora significativa da economia em 2021/2022 em comparação com o período imediatamente anterior. O home office também possibilitou que os pais passassem mais tempo com os filhos, levando-os a gastarem mais com produtos relacionados a cuidados infantis. Além disso, farmácias e drogarias estão cada vez mais competitivas para produtos que a anos atrás eram prioritariamente comprados em outros canais, como supermercados”, comenta Ilo Souza, gerente de inteligência comercial da InterPlayers.