Pesquisa diz que paracetamol não alivia dores de osteoartrite

Um grupo de pesquisadores australianos afirmou que, apesar de ser um tratamento recomendado, o paracetamol é ineficaz no tratamento de dor e osteoartrite. Uma equipe da Universidade de Sydney avaliou dados de 13 ensaios clínicos envolvendo mais de cinco mil pacientes para concluir que o paracetamol foi “ineficaz” a reduzir a dor nas costas.
A conclusão foi publicada no British Medical Journal, onde os especialistas disseram inclusive que a droga poderia causar problemas no fígado, se usada em excesso.
O Instituto Nacional de Saúde e Assistência Excellence (NICE), que estabelece as melhores práticas, atualmente recomenda paracetamol tanto para dor lombar como para osteoartrite. As dores nas costas são uma das principais causas de incapacidade e só no Reino Unido, estima-se que afeta 26 milhões de pessoas a cada ano.
Na osteoartrite no quadril ou do joelho, eles encontraram uma pequena melhora com paracetamol. No entanto, o impacto foi tão pequeno que “não era clinicamente importante”.
Gustavo Machado, um dos pesquisadores, alertou: “O paracetamol é o mais utilizado over-the counter medicamentos para doenças músculo-esqueléticas, por isso é fundamental que sejam revistas as recomendações de tratamento, à luz desta nova prova.
“Em nossa pesquisa, paracetamol para dor lombar e osteoartrite, também mostrou-se associada com maior risco de toxicidade hepática em doentes.Os pacientes foram quase quatro vezes mais propensos a ter resultados anormais em testes de função hepática em comparação com aqueles que tomam pílulas de placebo.”
Prof Roger Knaggs, da Royal Pharmaceutical Society, disse: “Existem outros medicamentos, como anti-inflamatórios não esteróides e opióides, que podem fornecer melhor alívio da dor, mas estes estão associados a uma série de outros efeitos colaterais.
Na osteoartrite no quadril ou do joelho, eles encontraram uma pequena melhora com paracetamol. No entanto, o impacto foi tão pequeno que “não era clinicamente importante”.
Um porta-voz disse: “É preciso olhar para todos os analgésicos relevantes em conjunto, em vez de apenas um, o que poderá nos fornecer uma visão abrangente deste aspecto da gestão de osteoartrite.”
Jane Tadman da Arthritis Research UK, disse: “Sabemos há algum tempo que o paracetamol pode não funcionar para todos, com fortes dores de sua artrite, mas algumas pessoas acham que os ajuda e permite-lhes para dormir e fazer exercício sem desconforto.
“A atividade física é provavelmente uma maneira melhor e mais eficaz de evitar a dor nas articulações do que tomar analgésicos atualmente disponíveis.”

Fonte: BBC

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.