Pesquisa descobre como o cérebro “processa” a gordura visceral

Estudo publicado na revista científica Nature, realizado por equipe de cientistas portugueses revela uma descoberta a respeito de como o cérebro controla; queima e regula o tecido adiposo visceral que envolve os nossos órgãos.

Anteriormente, pesquisadores acreditavam que o sistema nervoso e o sistema imunológico colaboravam para controlar a gordura visceral; assim, com base nos sinais de que os dois sistemas se comunicavam para controlar o tecido adiposo ao redor dos pulmões. Por outro lado, não havia essa comunicação para outros órgãos.

Desse modo, o estudo que realizou experimento com camundongos, identificaram as regiões cerebrais específicas responsáveis ​​pelo controle da gordura visceral; bem como descobriram um intermediário celular que traduz os sinais neurais e faz a regulagem ativa. Esse intermediário recebe instruções originadas principalmente de uma região do cérebro chamada hipotálamo.

De acordo com um dos cientistas, que participou do estudo “É como se as células neurais e imunológicas não falassem a mesma língua e esse intermediário servisse de intérprete”. No entanto, a pesquisa ainda é muito preliminar. Por isso, os pesquisadores esperam que o estudo ganhe novos passos, até ser traduzido para humanos e outros mamíferos.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.