Categories: Notícias

Pesquisa concluiu que uso de cloroquina contra covid pode ter causado a morte de 17 mil pessoas

Estudo estima 17 mil mortes por tratamento de covid-19 com cloroquina

Pesquisadores da França e do Canadá em um estudo que reúne dados coletados com diferentes metodologias, e teve as conclusões publicadas neste ano no periódico científico Biomedicine & Pharmacotherapy., concluiu que o uso  de hidroxicloroquina para tratar pacientes hospitalizados com covid-19, pode estar relacionado a cerca de 17 mil mortes em seis países: Bélgica, França, Itália, Espanha, Estados Unidos e Turquia. Nos EUA a estimativa é de que 7,5 mil pessoas morreram.

Não existe a estimativa de mortes por cloroquina no Brasil, porém,  estima-se que o número é alto devido aos incentivos de uso dado pelo ex- presidente Bolsonaro.

A medicação não causa problemas quando usada com as recomendações da bula,  As mortes  foram causadas no uso, sem previsão na bula (off label),para  covid.  Originalmente, a hidroxicloroquina é indicada para o tratamento de doenças como malária, lúpus e artrite, mas, durante a pandemia de covid-19, seu uso foi defendido por autoridades políticas, como ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo depois de evidências científicas mostrarem ineficácia e riscos.

A estimativa foi feita por pesquisadores da França e do Canadá em um estudo que reúne dados coletados com diferentes metodologias, e teve as conclusões publicadas com ressalvas neste ano no periódico científico Biomedicine & Pharmacotherapy.

Os autores afirmam que, apesar das limitações do estudo e de suas imprecisões, ele ilustra o perigo de, no manejo de futuras emergências, mudar a recomendação de um medicamento com base em evidências fracas. O número de mortes estimado, de 16.990, pode estar tanto sub como superestimado, mas certamente seria muito maior se houvesse dados disponíveis para mais países, ponderam.

Os cientistas estimaram ainda que o uso do medicamento pode ser associado a um aumento de 11% na taxa de mortalidade de pacientes hospitalizados.

“Esse estudo ilustra as limitações de extrapolar tratamentos de condições crônicas para condições agudas sem dados precisos, e a necessidade de produzir rapidamente evidência de alto nível em testes clínicos randomizados para doenças emergentes”, diz o artigo.

Já nos primeiros meses da pandemia, a Organização Mundial da Saúde suspendeu os testes para tratamento da covid-19 com a hidroxicloroquina, para preservar a segurança dos pacientes e por reconhecer sua ineficácia.

O estudo publicado neste ano pelos pesquisadores franceses e canadenses reforça que o uso prolongado do medicamento aumenta o risco de problemas cardiovasculares. Os pesquisadores ainda citam um estudo de colegas brasileiros que relaciona a hidroxicloroquina a efeitos colaterais no coração e no fígado.

Agência Brasil

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

A Importância do Tratamento Interdisciplinar na Obesidade

Nesta quarta-feira, 17.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou, Dr.…

1 hora ago

Criada a carteira nacional de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Nesta quarta- feira, o presidene Lula assinou um decreto que cria o Sistema Nacional de…

2 horas ago

Servidores do INSS estão em greve

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve nesta terça-feira (16)…

6 horas ago

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

11 horas ago

Ludopatia – O vício nos jogos de azar

O vício em jogos de azar é uma doença classificada pela Organização Mundial da Saúde…

11 horas ago

Prontuários de pacientes poderão ser acessados online pelos profissionais de Saúde

O aplicativo Meu SUS Digital, do Ministério da Saúde, vai permitir que profissionais da saúde…

11 horas ago