Pesquisa do laboratório do Instituto Federal (IFSC), em Itajaí, identificou seguimentos de glitter em uma ostra que chegou ao local para analise duas semana após o Carnaval de 2023. Na pesquisa que motivou a análise, microplásticos também foram encontrados em mariscos no Estado.
O estudo compõe a pesquisa chamada “Investigação da presença de microplásticos em moluscos de cultivo em Santa Catarina”. A analise é realizada por estudantes do curso técnico em Recursos Pesqueiros desde o mês e fevereiro.
Após três meses, o grupo já analisou cerca de 60 amostras dos alimentos cultivados no mar das cidades de Penha e Bombinhas. Em todas elas, os pesquisadores encontraram ao menos um fragmento de microplástico.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Thiago Pereira Alves, a proposta do grupo é realizar análises das ostras e mexilhões em cada uma das estações do ano. Dessa forma, sensibilizar e alertar a população a respeito dos riscos do consumo do microplástico. Isso ocorre porque, segundo o especialista, os animais ingerem a substância que está cada vez mais presente no oceano durante a alimentação.
Com informações G1 SC