Categories: Destaques

Pernilongo não transmite Zika

Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) concluíram que o pernilongo comum, também conhecido como muriçoca, de nome científico Culex quinquefasciatus, não transmite o vírus zika.

Isto contradiz outra pesquisa do mesmo Instituto, publicada em Julho passado, que garantia que o pernilongo comum também transmite vírus zika.

O novo estudo foi coordenado pelo médico veterinário Ricardo Lourenço, e envolveu um total de 42 pesquisadores.

Zika não detectado

Em uma primeira fase, no ano passado, a equipe coletou cerca de 1.600 mosquitos e pernilongos, cerca da metade deles Culex e o restante Aedes aegypti, em quatro bairros da cidade do Rio de Janeiro – uma pequena parte, só 26 insetos, era de Aedes albopictus.

Os mosquitos foram testados e nenhum dos Culex era portador do vírus zika. Em uma segunda fase, foi criada uma colônia de mosquitos no IOC e eles foram expostos, alimentados e contaminados com sangue contendo o vírus zika. Os insetos foram minuciosamente examinados para detectar se havia vírus vivo neles, incluindo o estômago, a cabeça e a saliva, mas mesmo assim não foi identificado zika nos pernilongos comuns.

“Nós examinamos a saliva do mosquito, para ver se o vírus ativo infectante estava ali. Nós não encontramos nenhuma vez o vírus. Isto nos convenceu de que esse mosquito não era capaz de transmitir a zika. Já os Aedes aegypti se infectavam de 80% a 100% das vezes, com uma quantidade de saliva com muitos vírus,” disse Ricardo Lourenço.

Economia

O cientista afirmou que o trabalho, que descarta a transmissão do zika pelo pernilongo comum, representa um direcionamento importante para as políticas públicas de combate à doença, pois evitará desperdício de recursos financeiros e esforços de saúde no combate a esse inseto em particular.

A pesquisa, em parceria com pesquisadores do Instituto Pasteur de Paris, foi publicada na revista científica PLoS (Public Library of Science).

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
João Neto

Share
Published by
João Neto

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

2 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

5 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

12 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

13 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

14 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

14 horas ago