Um estudo liderado por Ali Mc Manus, da Universidade de Columbia, aponta que crianças que permanecem muito tempo sentadas podem desenvolveram mudanças na corrente sanguínea e nas artérias, efeitos parecidos com os dos adultos, ou seja, sérios problemas cardiovasculares que ocorrem logo no início.
Para a pesquisa, cientistas começaram a testar a função arterial basal de nove meninas. Divididas em grupos, algumas sentaram em pufes confortáveis no laboratório por três horas ininterruptas, brincaram em iPads e assistiram filmes. Entretanto, em caso de necessidades fisiológicas, foram conduzidas ao banheiro através de uma cadeira de rodas.
Já as outras garotas, sentaram por três horas, no entanto, no começo de cada hora, eram submetidas a atividade física – pedalar devagar por dez minutos em bicicletas ergométricas colocadas no laboratório.
Após as observações, as artérias de todas as meninas foram reexaminadas. Resultados mostram que depois que as garotas permaneceram sentadas por três horas, suas artérias não funcionaram tão bem quanto no começo da experiência. De acordo com os pesquisadores, as meninas mostraram “uma profunda redução da função cardiovascular” – com a dilatação das artérias, porém o alargamento normal e saudável, caiu em até 33%.
Já quanto as meninas que foram submetidas a atividade física, os resultados foram positivos, não mostraram declínio na função vascular.
*Redação Saúde no Ar