Perfis falsos em aplicativos são usados pelo Ministério da Saúde para alertar sobre sexo seguro

Uma nova estratégia foi lançada nesta segunda-feira (9), pelo Ministério da Saúde, e integra a campanha de prevenção contra DST (doenças sexualmente transmissíveis) em 2015, com objetivo de incentivar o uso do preservativo.  Trata-se de aplicativos de smartphones que serão usados para marcar encontros casuais.

Para a campanha foram criados perfis nos aplicativos –  Tinder utilizado por milhares de pessoas e de todas as orientações sexuais, e o Hornet, usado principalmente por homens que fazem sexo com outros homens – alertando quem interagir através deles à busca por um encontro desprotegido.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, é necessário chegar ao público jovem, tanto o heterossexual quanto o homossexual, em uma linguagem direta, informativa e esclarecedora, que convoque os adolescentes e jovens a fazerem sexo com segurança.

Em cada aplicativo, foram criados perfis falsos, sendo três de homens e dois de mulheres, que se identificam como pessoas em busca de sexo sem caminha. Ao interagir, com os usuários que buscam sexo sem preservativo, o perfil se declarava falso e alertava para a necessidade de realizar sexo seguro. Um projeto piloto da ação foi realizada em Salvador nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, além de Brasília e Rio de Janeiro, em bares, boates LGBT e shows.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.