A insônia é um problema de saúde grave e pode afetar diversos órgãos do corpo. Afeta o desempenho nos estudos, no trabalho, causa cansaço, aumenta o nervosismo, prejudica a memória e a atençao. Se o período da insônia é longo, o paciente deve procurar um tratamento médico.
Dormir é uma das atividades mais essenciais do dia para manter a saúde geral do corpo. No momento do descanso, o corpo e a mente podem entrar em estado de repouso para se recuperar de todas as ações realizadas durante o dia, repondo as energias e garantindo que o dia seguinte siga sem maiores transtornos.
Segundo estudo publicado pela revista científica American Physiological Society, em 2019, sono e imunidade estão “ligados bidirecionalmente”. É na hora de dormir que o corpo produz de forma mais intensa as células na medula óssea, chamados de leucócitos. Os leucócitos são células sanguíneas popularmente conhecidas como glóbulos brancos, responsáveis pela limpeza do organismo, defendendo o corpo contra células mortas, infecções, doenças, alergias e resfriados.
Portanto, dormir menos que a quantidade de horas recomendadas pelos médicos, uma média de 8 horas diárias, pode prejudicar não somente o seu desenvolvimento e performance ao amanhecer.
Privação do sono também afeta a pele
Por impactar diretamente o sistema imunológico do organismo, a privação do sono ou dormir por poucas horas impacta também a saúde da pele, que não consegue se recuperar das agressões sofridas pelo estresse, poluição e exposição ao sol.
Com isso, a pele perde o seu viço natural, podendo aparentar opacidade e cansaço. Dessa forma, crie uma rotina que leve em consideração a quantidade de horas necessária para renovar as energias e acordar com a pele linda no dia seguinte!
Tipos de insônia
Tipos de insônia
Existem três tipos de insônia e podemos classifica-las de acordo com a sua duração ou frequência:
- Intermitente: é esporádica e acontece de tempos em tempos, alternando com momentos de normalidade;
- Transiente: dura alguns dias e chega a se repetir por até três semanas;
- Crônica: aquela que acontece por mais de três semanas.
Há também uma outra classificação feita a partir do seu quadro de saúde. Ou seja, nesse caso é quando a sua insônia acontece por alguma outra doença. Esse tipo é a insônia secundária.
Por outro lado, quando não há nenhuma doença interferindo no seu sono, insônia primária.