Nesta segunda-feira (13), autoridades de Pequim buscavam conter um surto de covid-19; atribuído a um bar 24 horas conhecido por bebidas baratas e grandes multidões, com milhões enfrentando testes obrigatórios e milhares sob lockdowns direcionados.
O surto de 228 casos ligados ao Heaven Supermarket Bar, que havia acabado de reabrir após flexibilização das restrições em Pequim na semana passada; destaca o quanto será difícil para a China obter sucesso em sua política de “covid zero”, enquanto o restante do mundo opta por aprender a viver com o vírus.
Dessa forma, o ressurgimento de infecções também está levantando novas preocupações sobre as perspectivas para a segunda maior economia do mundo. A China ainda se recupera de forte golpe, causado por um lockdown de dois meses em Xangai.
Autoridades descreveram o surto como “feroz” e “explosivo” e disseram que as pessoas infectadas vivem ou trabalham em 14 dos 16 distritos da capital.
Chaoyang iniciou campanha de testes em massa de três dias entre seus cerca de 3,5 milhões de habitantes nesta segunda-feira. Cerca de 10 mil contatos próximos dos clientes do bar foram identificados e seus prédios residenciais bloqueados.