Existem manchas na pele que são manchinhas de nascença, outras são aquelas provocadas pelo sol ou até por aplicação incorreta do filtro solar. Mas, algumas dessas simples manchas podem significar uma doença mais grave como o câncer de pele. Por isso, é importante procurar um dermatologista para ter um diagnóstico correto.
Manchas provocadas pela fotoexposição crônica como as melanoses solares e as leucodermias gutatas, e também os nevos conhecidos como pintas ou sinais podem dar origem ao problema.
A melhor maneira de prevenir as manchas provocadas pelo sol é o uso de bloqueadores com o Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo de 30. Também é fundamental evitar queimaduras solares, principalmente durante a infância.
Manchas isoladas, enegrecidas, irregulares e com várias tonalidades necessitam de atenção, pois pode ser um melanoma em estágio inicial.
Pele pode sinalizar doenças será o tema da entrevista com o Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Bahia, Paulo Machado ao programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840. Ouça reprise abaixo!
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre